O passo a passo de vendas em uma loja virtual

loja online

postado por: , em 13/11/2015

Tem uma loja online? Saiba então qual é o passo a passo do processo de venda para poder organizá-las!

Organização é fundamental para qualquer negócio. A boa organização ajuda ao empresário a ter previsibilidade e maior entendimento sobre o seu negócio, além de tornar mais eficientes os processos internos e até as vendas e o trato para a satisfação do cliente.

Em se tratando de lojas virtuais, é parte da organização e elemento essencial fazer e entender todo o caminho desde a solicitação do produto pelo cliente no ambiente virtual até o monitoramento da satisfação pela pós venda.

No post de hoje, vamos entender qual é esse caminho. Vamos lá?

O passo a passo do processo de vendas da loja virtual

Escolha do produto

O primeiro passo do processo de venda é a escolha do produto no ambiente virtual pelo cliente.

Pedido de compra

O pedido de compra é gerado automaticamente a partir da confirmação e check-out do cliente no site.

Recepção do pedido

Com o pedido de compra gerado e confirmado, o administrador do site recebe esse pedido com as informações do produto pedido e dados do cliente.

Financeiro

O setor responsável pelas cobranças é acionado para dar sequência ao pagamento na forma que foi solicitada pelo cliente no ato de compra.

Validação do pedido

A validação do pedido é gerada a partir da verificação e confirmação das informações do pedido, pagamento e dados do computador.

Cliente recebe validação

Uma vez validado o pedido, é então enviado uma mensagem ao comprador para informá-lo de que o pedido foi recebido, o pagamento foi validado e em breve será realizada a entrega.

Estoque/compra

O próximo passo do processo de venda é a busca do produto no estoque ou a solicitação do produto junto ao seu fornecedor (em caso de consignação, por exemplo).

Expedição

O envio do produto é feito. A embalagem deve estar adequada às características do produto para ele não sofrer danos no transporte.

Transporte

O produto é entregue por um terceirizado, que geralmente é os Correios.

Cliente recebe produto

A mesma transportadora efetua a entrega para o comprador e certifica formalmente o recebimento.

Pós-venda

A empresa que vendeu o produto entra em contato com o comprador para que seja feita uma avaliação da compra, para registro de melhorias e fidelização.

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