As vantagens de usar o CPF no cupom fiscal

Imagem texto 01

postado por: , em 08/01/2016


Em algum momento da sua vida, você já deve ter se deparado com a seguinte frase: “Você quer colocar CPF no seu cupom fiscal”?
Nesse post explicaremos o porquê disso e quais são as vantagens desse procedimento.

O Programa

Diversos estados no Brasil aderiram ao programa, que inclui a disposição do CPF no cupom fiscal. Esse método tem como finalidade principal: o combate da sonegação de impostos pelo aumento de sua arrecadação.

Estados que aderiram ao sistema

Dentre os estados que aderiram estão:

1- Alagoas;

2- Bahia;

3- Ceará;

4- Distrito Federal;

5- Minas Gerais;

6- Paraíba;

7- Pernambuco;

8- Rondônia;

9- Rio Grande do Norte;

10- Sergipe;

11- São Paulo.

Mas atenção! Cada estado possui um critério de atuação do programa. O que é uma regra em uma região pode não ter a mesma característica em outra. É bom estar atento para não perder nenhum benefício.

Como funciona o programa

Em muitos estados o estabelecimento é obrigado a questionar se o cliente deseja que seu CPF seja inserido no cupom. Em outros isso não é necessário. Nesses, para participar do programa de benefícios é preciso apenas ter o cupom fiscal, sem a obrigatoriedade do CPF.

Quando aderimos ao programa, passamos a usufruir dos mais diversos benefícios, como: premiações e descontos. Estes variam de acordo com a região onde o cupom foi emitido.

O lojista poderá optar em não participar deste programa?

Não, se a loja estiver dentre as listadas no programa, nele também estará inserida automaticamente.

Vantagens para o consumidor

A inclusão do CPF no cupom fiscal traz benefícios ao comprador que de forma ou outra iria consumir tais itens. A inclusão agrega vantagens à compra que seria realizada de todo jeito.

O cidadão que insere o CPF em seu cupom também está colaborando para a redução da sonegação fiscal e também ao combate da informalidade. Participe!