Motivos para usar o Cupom Fiscal Eletrônico

Texto 02 cupom fiscal eletrônico (sistema SAT) x cupom fiscal

postado por: , em 13/01/2016

Você sabe quais são as vantagens do Cupom Fiscal Eletrônico? Sabe por que deve aderir ao sistema? Confira a seguir:

Novas regras

O Cupom Fiscal foi substituído pelo Cupom Fiscal Eletrônico desde o ano de 2014 em algumas regiões do estado de São Paulo. A medida buscou reduzir o número de reclamações à versão não eletrônica e, facilitar não somente a vida do varejista, como também a do consumidor, que poderá consultar as suas compras diretamente pelo site da Secretaria da Fazenda a partir das informações do documento.

Todos os equipamentos fiscais que funcionam no comércio, que emitem milhões de cupons diariamente, passaram a possuir uma política específica para cupons fiscais eletrônicos aplicável a qualquer esfera de governo.

Período de transição – Regras para o estado de SP

O Cupom Fiscal Eletrônico passou a ser obrigatório e logo substituirá de forma absoluta o Cupom Fiscal feito pelo emissor e a Nota Fiscal modelo 02 (de venda ao consumidor).

Vale lembrar que as emissões das Notas Fiscais Eletrônicas não pode ser feita através do SAT-CF.

Seu uso ainda não é obrigatório para todos os estabelecimentos. Tendo apenas o estado de São Paulo aderido ao sistema, este possui ainda outra exceção quanto a sua obrigatoriedade: para estabelecimentos inscritos em período anterior a 01/11/2014 poderá prevalecer a antiga obrigatoriedade de emissão de Cupom Fiscal pelo ECF.

A substituição deverá ocorrer quando o ECF completar 5 (cinco) anos da data da primeira lacração indicada no Atestado de Intervenção. Esta obrigação se inicia em 01/11/2014.

Se o estabelecimento tiver sido inscrito após 01/11/2014 há obrigatoriedade na emissão do CF-e-SAT (se estiver localizado no estado de SP) desde a data da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

Motivos para adesão desde já

Aderindo ao novo programa, o dono do estabelecimento passa a ter um documento padrão que possui referências válidas no banco de dados da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda. Tais mudanças facilitam sua vida e criam uma melhor organização de documentos e otimização de seu sistema. Contribuindo ainda, para a economia, já que poderá optar pela digitalização de todos os seus processos.

Quanto mais cedo for realizada a adesão, mais se aproveitará das vantagens oferecidas pelo programa.

Como se adaptar ao novo modelo

Alguns itens deverão ser adquiridos para que o sistema do Cupom Fiscal Eletrônico funcione corretamente:

  • Equipamento SAT compatível, responsável por gerar os documentos fiscais válidos;
  • Um computador com acesso à internet, compatível com o sistema do equipamento SAT e com porta USB;
  • Mini-impressora compatível e um software de gestão – como o da TagPlus

    Sistema TagPlus

    Com o uso de nosso sistema você terá um ganho substancial na produtividade. Ele ajudará organizar todos os seus documentos e produtos.

    Chega de dores de cabeça e preocupações

    Você nunca mais precisará se preocupar com as alterações da lei. O sistema TagPlus irá sempre adequar o estabelecimento à legislação vigente. Não se estresse mais, acesse já e aproveite todas as vantagens!



    Gostou da nossa matéria? Faça seu comentário, tire suas dúvidas, teremos muito prazer em respondê-las!