Mais de um PDV? Saiba como gerenciá-los de forma integrada

Human resources and CRM

postado por: , em 01/07/2014

Abrir mais um ponto de venda, o PDV, para sua empresa comercial pode ser uma grande ideia caso escolha uma boa localização que dntenha o seu público consumidor. Além de tornar a sua marca mais conhecida, com um novo PDV você pode aumentar muito os lucros, desde que controle bem as despesas e mantenha a equipe produtiva e os processos funcionando.

Para garantir o sucesso do PDV, o foco precisa estar em uma gestão organizada. Veja a seguir como fazer isso:

Faça um controle unificado através de um ERP

Só porque você possui diferentes PDVs, isso não significa que o seu controle deve ser multiplicado pela quantidade de lojas. Seria pouco producente e, sejamos sinceros, enlouquecedor.

A tecnologia permite ao empreendedor unificar as plataformas de venda em apenas um sistema, gerenciável a partir de um equipamento com acesso à internet. Portanto, esteja você em casa, em uma das lojas, no escritório central ou mesmo em viagem, é possível administrar cada loja, acompanhando vendas, vendedores, fluxo de caixa e outros. Os ERPs integram processos, facilitando o trabalho de todos os setores da loja. É interessante pois, além de poupar tempo, diminui as chances de erro ao repassar processos em diferentes softwares.

É essencial ter um software de gestão que funcione na nuvem. ter tudo online garante o arquivamento dos registros, a integração das informações, minimiza erros e não gera confusões como acontece nas planilhas.

Tenha um sistema de NF-e

Os sistemas de emissão de nota fiscal eletrônica, a NF-e são práticos e precisos, permitindo que a nota, antes de papel, se torne um registro online. Esse processo de digitalização facilita, inclusive, no momento de fazer as declarações de imposto.

Os sistemas de NF-e devem estar integrados aos sistemas de gerenciamento de PDV para assim auxiliarem no controle financeiro, de vendas e até de estoque. Dessa forma, é possível saber quais são os PDVs mais rentáveis e quais precisam de melhorias.

Gerencie as equipes de trabalho

Quanto se tem várias lojas, é fácil perder de vista sua equipe, seja de vendas, atendimento ou administração. No final das contas, o empreendedor só sabe que algo está caminhando de forma errada quando a situação já chegou ao prejuízo financeiro.

Portanto, esteja sempre vigilante. Baixa repentina na produtividade é sinal de que algo não vai bem! Assim, fique de olho nos recursos humanos e verifique se a empresa oferece bons treinamentos aos funcionários, se ouve suas reclamações e se proporciona um bom ambiente para as atividades.

Lembre-se que estoque é dinheiro

Para que seus PDVs conquistem os clientes atendendo-os bem, é preciso oferecer a eles o que precisam: os produtos. Por isso, é fundamental gerenciar o estoque, observando produtos estagnados, aqueles que têm muita saída e maneiras de se desfazer do que está dando prejuízo, pelas promoções, por exemplo. Além disso, tomar nota de tudo é fundamental, inclusive ao transferir itens de um PDV para o outro.

É importante entender o que os consumidores precisam, o que é uma novidade passageira e aquilo que tem saída sempre. E, complementar a essas ações, é preciso conhecer bem as entradas e saídas para não comprar itens de mais ou em quantidades insuficientes. Nos dois casos perde-se dinheiro.

Está pronto para ir mais um PDV? O essencial é manter a qualidade noa tendimento e na gestão financeira.