Gestão empresarial online: esclareça suas principais dúvidas agora

B

postado por: , em 14/10/2014

Estima-se que muitas pequenas e médias empresas no Brasil deixem de crescer por conta de obstáculos relativos à sua estrutura administrativa e contábil. Com poucos recursos para investir de imediato, o empreendedor se vê pressionado a gerir processos de vendas, de tributos, fornecedores, cadastros de clientes, colaboradores, etc.

Por outro lado, o avanço da tecnologia aliado à popularização da internet fez com que muitas soluções de gestão empresarial surgissem no mercado, oferecendo alternativas e cortando custos. Diante da importância do tema, que se mostrou vital, sobretudo, no âmbito de micro e pequenas empresas, elaboramos um artigo respondendo dúvidas frequentes sobre o assunto. Confira a seguir!

É seguro?

Todas as informações inseridas em um software online de gestão empresarial são armazenadas em equipamentos especiais chamados de servidores, que recebem manutenção especializada para evitar que os dados se percam. Além disso, essas máquinas são frequentemente submetidas a processos de backup, isto é: seu conteúdo é copiado e a cópia de segurança transferida para outro local, reduzindo a praticamente zero as chances das informações serem deletadas no caso de algum imprevisto.

Podemos afirmar, inclusive, que o armazenamento digital é ainda mais seguro que o registro físico em livros e atas, já que estes estão sujeitos à ação do tempo, ao derramamento de líquidos, incêndios, extravio, incêndios, etc.

Quem tem acesso aos dados?

Os dados são protegidos por senha e estão disponíveis apenas a usuários cadastrados no sistema, ou seja, aos funcionários e colaboradores da empresa. O administrador do sistema poderá, sempre que desejar, criar novos usuários e remover usuários existentes, na medida de sua conveniência. É importante destacar também que as informações são protegidas por um avançado sistema de segurança, impedindo ingerências de terceiros não autorizados e garantindo a confidencialidade das informações.

É caro?

Talvez uma das maiores vantagens de um sistema online de gestão comercial seja o custo. Muitas soluções são pensadas a partir das necessidades e possibilidades de micro, pequenas e médias empresas. Com relação ao equipamento, o sistema pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, como um computador comum, um tablet ou um smartphone.

Posso emitir nota fiscal?

Sim, o sistema é compatível com os padrões técnicos estabelecidos pela autoridade fiscal e está apto a emitir e transmitir notas fiscais eletrônicas, com base no regime tributário do contribuinte. Isso evita que as notas fiscais sejam emitidas uma a uma pelo sistema da receita federal, poupando tempo.

De que forma o trabalho é otimizado?

O sistema de gestão online proporciona a integração de diferentes processos de trabalho distintos, como o de vendas com o de emissão de nota fiscal, por exemplo. Essa automação utiliza os dados originários de um processo para serem utilizados em outros, sem a necessidade de preenchimento manual, que, além de demorado, é um trabalho repetitivo e sujeito a erros humanos.

Em conclusão, resta destacar que o investimento em um sistema online de gestão empresarial tem sido uma resposta largamente adotada por pequenas e médias empresas ao desafio de se implementar uma administração profissional e moderna de modo a atender as necessidades do mercado e se tornar mais competitivo.

E você, já implementou um sistema de gestão comercial online em sua empresa? Compartilhe com a gente através dos comentários!