Franquias virtuais: Conheça essa opção de investimento para o MEI

loja virtual

postado por: , em 10/12/2015

Procurando opções para trabalhar como MEI? Conheça a novidade crescente de franquias virtuais!

Para o pequeno ou médio empresário, apostar em uma franquia é uma prática comum, tendo em vista que começar com uma marca já reconhecida no mercado diminui os riscos que um negócio oferece.

No entanto, com o crescimento do modelo de compras online (já contamos com mais de 36 milhões de e-consumidores) um novo tipo de franquia ganha cada vez mais espaço: as chamadas franquias virtuais. E o melhor, você pode atuar em uma como MEI!

Mas o que são as franquias virtuais e porque é uma boa idéia?

As franquias virtuais surgem como uma nova tendência de mercado e de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente existem 12 franquias cadastradas operando no país sem a necessidade de lojas físicas e a expectativa é que as franquias virtuais crescerão 30% até 2017, ou seja é um setor promissor para quem deseja investir.

Franquia virtual, e-franquia ou E-franchising (inglês) é um modelo inovador de franquia de lojas virtuais, onde o maior diferencial é a desburocratização dos processos, já que toda estrutura de atendimento, TI, estocagem, entrega e cobrança de pedidos ficam a cargo da franqueadora, e o franqueado tem apenas uma preocupação: conquistar clientes para sua loja.

Como funciona o processo de compra de uma franquia virtual?

  • cliente efetua uma compra em uma loja de um franquiado
  • a franquia central gera um pedido que é automaticamente cadastrado no sistema central
  • este pedido é monitorado desde o pedido até a entrega do mesmo.

Benefícios

Baixo custo de investimento, possibilidade de retorno rápido e um mercado que fatura bilhões de reais anualmente.

Regras para se abrir uma franquia virtual

Uma franquia virtual segue as mesmas regras das redes tradicionais, devendo obedecer aos parâmetros da Lei de Franchising (8.955/94), bem como às práticas de mercado atuais na sua concessão e gestão.

O sistema funciona da mesma forma que as franquias tradicionais, com pagamento de royalties e taxas de divulgação, e as precauções também são as mesmas: pesquisar o mercado e avaliar a empresa franqueadora.

O pré-requisito básico para entrar nesse ramo é dominar a linguagem da internet e conhecer as ferramentas de divulgação on-line. Os perfis mais indicados para empreender nesse segmento são os profissionais liberais com alguma experiência em sistemas de informação ou marketing digital.

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