Formas alternativas de financiamento para pequenas empresas

pequena empresa

postado por: , em 23/09/2015

Precisando de financiamento para a sua pequena empresa? Antes de buscar os caminhos tradicionais, dê uma lida nesse post!

Tudo está pronto para começar a sua pequena empresa, no entanto, é preciso de financiamento para torna-la real.

Essa é a hora de parar e pensar nas opções disponíveis no mercado. Para lhe auxiliar, vamos dar algumas dicas sobre formas alternativas de financiamento para você procurar para a sua pequena empresa ou startup, são elas o investidor anjo, o venture capital e o crowdfunding. Vamos entender mais sobre elas?

Formas alternativas de financiamento para o seu negócio

Financiamento através do Investidor anjo

Investidor anjo é a pessoa física que injeta recursos financeiros em empresas inovadoras, empreendedoras. Empresas que queiram e busquem se destacar. Na teoria, qualquer empresa pode receber esse tipo de investimento, contanto que tenha a inovação como característica principal, e apresente um modelo de negócio diferente.

Os investidores anjo são especializados em escolher e apoiar determinados projetos, quando eles ainda estão no início e, geralmente, são considerados arriscados. Antes de fazerem o investimento, esse tipo de investidores analisam a equipe que está envolvida, o produto ou serviço proposto e, ainda, se o mercado está pronto para absorver esse modelo de negócio.

O anjo além de investidor acaba por atuar também como um tipo de mentor, trazendo capital e experiência para a empresa. É o investimento indicado para quem está começando.

Financiamento Venture capital ou Capital de Risco

Venture capital é o nome usado para descrever todas as classes de investidores de risco, investindo em pequenas empresas ou médias empresas já estabelecidas e que possuem potencial de crescimento.

O processo seletivo do venture capital também procura por empresas inovadoras, assim como o investidor anjo, pedindo por apresentação, análise e negociação. Esse investimento visa ajudar as médias e pequenas empresas a alcançar o seu potencial máximo.

Crowdfunding

O Crowdfunding é mais conhecido como um investimento coletivo. Consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa.

O empreendedor pode inserir seu projeto em uma plataforma especializada para viabilizar sua ideia a partir de doações, sendo que algumas dessas plataformas até oferecem suporte de marketing.

E então, você gostou desse post? Ainda ficou com alguma dúvida sobre esses tipos de investimento? Escreva pra gente nos nossos comentários! E fique sempre de olho no nosso blog para mais dicas!