Fazenda executa suspensões por inatividade presumida

suspensão de inscrição sefaz

postado por: , em 05/05/2016

Saiba mais sobre as penalidades que a Secretaria da Fazenda pode executar em caso de não pagamento ou repasse do ICMS; a seguir:

Suspensões de inscrições

A Secretaria da Fazenda suspendeu a inscrição estadual de 8.860 empresas contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por inatividade presumida. As notificações foram publicadas no Diário Oficial do Estado. A suspensão ocorreu pela omissão consecutiva na entrega de Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIA) relativas aos meses de novembro e dezembro de 2015 e janeiro de 2016.

O contribuinte que desejar restabelecer a eficácia da inscrição tem prazo de 60 dias, contado a partir da data de publicação em Diário Oficial, para apresentar no Posto Fiscal Eletrônico (PFE) as declarações omissas, sob pena de cassação da eficácia de sua inscrição estadual, conforme prevê a Portaria CAT 95/06.

Como voltar à normalidade

O restabelecimento da eficácia da inscrição será automático para o contribuinte que entregar as GIAs, sem a necessidade de comparecimento ao Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento. A relação dos contribuintes com a inscrição estadual suspensa pode ser consultada no site do Posto Fiscal Eletrônico (PFE), no endereço http://pfe.fazenda.sp.gov.br.


Não corra o risco de cair nessa armadilha! Esteja em dia com suas obrigações fiscais! Se tiver alguma dúvida utilize o campo dos comentários; ficaremos felizes em respondê-los!

Para ver a força de um Software de gestão, você pode testar o sistema TagPlus gratuitamente, sem a necessidade de informar nem o seu cartão de crédito! Clique aqui para experimentar!



Fonte: Sefaz.