Escrituração da NF-e: Tire suas dúvidas

nota fiscal eletronica

postado por: , em 08/05/2015

Já abordamos vários assuntos referentes a Nota Fiscal Eletrônica (ou, abreviadamente, NF-e) aqui no nosso blog para melhor auxilia-lo no uso desta vantagem. Hoje iremos abordar sobre mais um assunto que ainda gera muitas duvidas para quem utiliza a Nota Fiscal Eletrônica: A Escrituração da NF-e.

Se a minha empresa for autorizada a emitir a NF-e, deverá estar obrigatoriamente preparada para receber e escriturar a NF-e na entrada de mercadorias? Como os contadores terão acesso a NF-e de seus clientes? Como os contadores escriturarão uma NF-e recebida por uma empresa? Como efetuar a escrituração de 6 caracteres nos arquivos SINTEGRA se a NF-e permite 9 caracteres? Essas serão as dúvidas que esclareceremos hoje!

Se a minha empresa for autorizada a emitir a NF-e, deverá estar obrigatoriamente preparada para receber e escriturar a NF-e na entrada de mercadorias?

A pessoa jurídica receptora da mercadoria não é obrigada a escriturar a NF-e automaticamente através de um sistema eletrônico, sendo-lhe facultado proceder a escrituração do documento digital nos moldes da Nota Fiscal modelo 1 ou 1A.

Já para a empresa que recebe, ela deve consultar sobre a validade da Nota Fiscal Eletrônica recebida através do acesso ao Portal Nacional da NF-e ou no site da Administração Tributária da Unidade Federada do emissor do documento digital.

Os contribuintes credenciados a emitir a NF-e estão obrigados a manter em arquivo digital as NF-e recebidas pelo prazo previsto na legislação SPED – Sistema Público de Escrituração Digital 49 tributária. A escrituração da NF-e deverá ser realizada com os dados contidos na NF-e, obedecendo às mesmas disposições e prazos aplicáveis aos demais documentos fiscais.

Acesso dos contadores a NF-e

Os contadores da empresa podem ter acesso a Notas Fiscais Eletrônicas emitidas através da requisição das mesmas ao seus clientes, e poderão visualizá-las utilizando o Programa Visualizador desenvolvido pela Receita Federal do Brasil, disponível também no Portal Nacional da NF-e.

Escritura da NF-e recebida pelos contadores

Os procedimentos de escrituração fiscal não foram alterados com a criação da NF-e.

Mas como característico da NF-e, ela trás uma simplificação do processo de escrituração e dependendo do nível de adaptação a ser gerido nos sistemas internos de escrituração, algumas etapas poderão ser automatizadas, como por meio, por exemplo, de recuperação automática de informações do arquivo de uma NF-e.

Escrituração nos arquivos SINTEGRA

Para fazer a escrituração de 6 caracteres nos arquivos SINTEGRA, basta o campo 08 com os 6 últimos dígitos.
Ainda possui dúvidas em relação a escrituração da NF-e? Comente com a gente que ajudaremos!