É possivel emitir NF-e pelo site da Receita?

NF-e

postado por: , em 23/01/2015

A Nota Fiscal Eletrônica e o Software de emissão`

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi criada em 2006 para facilitar a vida dos empreendedores no momento de gerar notas fiscais de prestação de serviços, além de reduzir custos e excluir de vez papéis e impressões.

Para emitir NF-e, basicamente, é preciso possuir um certificado digital, se credenciar na Secretaria da Fazenda e instalar um software emissor de NF-e.

Software Emissor NF-e é um programa que, após instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ).

Uma dúvida que muitos possuem é se é possível emitir NF-e através do site da receita: Não há como fazer a emissão de NF-e online pelo site da Receita, mas existe um software da Secretaria da Fazenda que você pode utilizar.

A SEFAZ/SP (Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo) disponibiliza um sistema gratuito, e que pode ser utilizado por pequenas e médias empresas de todo o Brasil, bem como os demais emitentes em caso de pane em seus aplicativos próprios, já que o programa esta integrado aos sistemas de autorização de NF-e das Secretarias de Fazenda de todos os estados.

No entanto, esse software não é o ideal, servindo apenas para suprir uma necessidade emergencial até você adquirir um sistema profissional.

Para utilizar esse programa, é necessário fazer o download através do link: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx.

Precisa de um Certificado Digital seguro e barato? Adquira agora um CertiSign!

Como emitir nota fiscal pelo site da Receita: Instalação do programa

A emissão de NF-e utilizando o serviço gratuito da SEFAZ necessita da instalação de um software no seu computador. Para começar a emitir NF-e pelo programa do site da Secretaria da Fazenda, é preciso ter a versão 1.6.0 do Java JRE e baixar o aplicativo no link acima.

O aplicativo iniciará o donwload e ao final do download, instalará e executará o Software. No caso de uma mensagem Warning-Secutiry ser apresentada, apenas clique em Run, e então o aplicativo será aberto automaticamente para ser usado.

O programa criara um diretório database na raiz do disco (Caso do Windows com configuração padrão, C:\database. Caso do Linux, na raiz, \database\), que vai conter os dados do Software e não deve ser apagado ou modificado.

Como emitir nota fiscal pelo Software Gratuito: Passo a passo para emitir NF-e

Com o programa emissor de NF-e da Receita devidamente instalado, para poder emitir uma NF-e, basta seguir os seguintes passos:

  1. o usuário deverá clicar no símbolo da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Poderá abrir uma mensagem de atualização automática do sistema. Caso o usuário esteja conectado na Internet, poderá clicar em “OK”. Se não estiver conectado na Internet, deverá clicar em “Cancel”.
  3. clicar em “run” na mensagem que será aberta ao usuário.
  4. cadastrar os dados do emitente ou escolher um emitente já cadastrado no programa.
  5. digitar uma nova Nota Fiscal Eletrônica ou importar os dados de uma nota fiscal no formato txt ou xml.
  6. validar as informações da Nota Fiscal e, se necessário, corrigir os erros apontados pelo sistema.
  7. assinar digitalmente a Nota Fiscal Eletrônica com o certificado digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP Brasil.
  8. transmitir a Nota Fiscal Eletrônica. Esta nota será enviada para o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda da circunscrição do contribuinte.
  9. verificar se a Nota Fiscal Eletrônica foi autorizada. Neste caso, poderá imprimir o Documento Auxiliar – DANFE.

Reforçando, esse recurso, como ate mesmo aconselhado pela SEFAZ, é só para casos emergenciais, sendo necessário um software próprio para emissão de NF-e, como o sistema Tagplus, que está pronto para faciliar a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, através de certificados digitais A1 e A3 para qualquer UF do País, já realizando todos os controles comerciais, financeiros e de estoque.

Você ainda tem alguma dúvida? É só entrar em contato com a gente pelos comentários!