Dicas para contratar os melhores funcionários para sua empresa

Group of happy business people standing outside

postado por: , em 21/05/2014

A contratação é uma parte fundamental para o crescimento da empresa. Uma equipe qualificada ajudará muito na consolidação do negócio, que precisa de profissionais alinhados com a cultura e o objetivo empresarial, com disposição e muita vontade de crescer. Portanto, dar atenção às contratações é fundamental para qualquer um que quer ver a empresa prosperar.

Nesse contexto, é preciso ser criterioso e captar o máximo de informações dos candidatos para evitar gastos mais tarde, como prejuízos vindos de uma atividade mal realizada ou até um processo de demissão.

Veja a seguir algumas dicas de como tornar a contratação mais eficiente, atraindo os melhores profissionais para trabalhar e crescer com a empresa.

Conheça muito bem sua empresa

Quem vai contratar deve ter profundo conhecimento do seu negócio para ter condições de saber que tipo de profissional é necessário à empresa. Isso torna mais fácil a busca por pessoas que entendam o empreendimento e possam colaborar dentro dele, se adaptando àquela cultura.

Dedique tempo para verificar os currículos

No currículo estão informações preciosas que ajudam muito no processo de seleção e não apenas dados de contato para agendar entrevistas com os candidatos. Descrições como graduação, experiência profissional e habilidades, mesmo que resumidas, já servem para uma triagem inicial, conferindo se aquela pessoa é a melhor para preencher a vaga.

Veja além de empresas famosas, faculdades conhecidas e cursos de nome bonito: se preocupe com as qualificações do candidato, pois elas sim influenciarão nos resultados se ele for contratado.

Questione e analise bem cada resposta

Algumas empresas contratam consultorias que se encarregam de todo o processo seletivo, deixando para o contratante apenas a palavra final. Em outros casos, é o próprio empreendedor que cuida da seleção e conversa com os candidatos. Nesse último caso, é preciso estar preparado.

Esteja disposto a ouvir mais do que falar e faça perguntas que possibilitem ao candidato comprovar suas qualificações, mostrar habilidades que vão contribuir com o desenvolvimento da empresa e expor seus objetivos de vida. Além disso, dê chance para ele lhe dar mais informações sobre si próprio do que o currículo.

Durante esse diálogo, preste atenção na pronúncia, na maneira de falar e na construção de ideias, assim como em sinais de temperamento. Com informações assim, é possível perceber se aquela pessoa vai acrescentar ganhos ao seu negócio como você deseja.

Seja sincero, sempre

Se você quer que o candidato seja franco na entrevista, não esconda informações ou deixe algum assunto sem esclarecimento. Ele ficará muito mais à vontade para ser sincero se perceber que você também está agindo assim. Isso significa não esconder informações sobre salário, atividades a serem desempenhadas e o cronograma do processo seletivo. Deixe isso o mais claro possível, e se conseguir fazer isso desde o anúncio da vaga, apenas os interessados de verdade vão ingressar na seleção.

Com transparência, durante a triagem dos candidatos, não só o aspirante à vaga terá noção do que o aguarda caso seja aprovado, mas também o contratante vai conhecer melhor o tipo de profissional que deseja integrar sua equipe.

Tem alguma dúvida sobre contratação ou sugestão de como fazer esse processo? Participe do nosso blog e deixe seu comentário!