Dicas infalíveis para conquistar os clientes

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postado por: , em 09/07/2014

Ter destaque, crescer e lucrar são objetivos de toda empresa e devem ser perseguidos o tempo todo, afinal, a concorrência também está atrás deles. Existem diversas maneiras de alcançá-los, seja através de ferramentas e ações internas e externas. Mas a regra de ouro é simples: conquiste e mantenha a sua clientela.

Mais do que atrair pessoas, a conquista envolve a fidelização de seu público-alvo, para que ele pense duas, três vezes antes de escolher a concorrência para adquirir produtos ou serviços. E, embora seja uma premissa simples, muitos empreendedores encontram dificuldades para colocá-las em prática. Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas dicas infalíveis para você fidelizar clientes.

Conheça o seu público para agradá-lo

O princípio fundamental de um negócio é saber a quem ele se dirige. Partindo dessa premissa, será possível oferecer produtos e serviços que se encaixem com o perfil do seu público. Pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença até mesmo na hora de escolher sua logomarca, parcerias, localização e dias e horários de funcionamento.

Se você não tem uma ideia muito clara de onde ou como começar, pode ser interessante fazer uma pesquisa de público, traçando hábitos de consumo, preferências, necessidades e desejos.

Precifique seu serviço ou produto corretamente

Não adianta: confiança só se conquista com transparência nas ações. E uma das formas mais claras dessa demonstração é através da precificação correta de produtos e serviços disponíveis. Claro que o valor também varia conforme o público, o tipo de serviço que sua empresa oferece, dentre outros fatores, porém, os consumidores sabem quando este está fora da realidade do mercado.

O segredo é oferecer um produto ou serviço excelente para que o preço não seja percebido como caro, mas sim como justo. Isso certamente fideliza os clientes.

Utilize um sistema de NF-e e garanta a segurança mútua

Segurança é um aspecto muito importante, seja para compradores, seja para vendedores, principalmente no universo virtual, com tantas notícias de roubos de dados e invasão a contas bancárias e sistemas.

Nessa hora, vale a pena investir em soluções de qualidade. Prezar por certificados de segurança e proteção de dados do comprador permitem a ambos os lados da negociação se beneficiarem. O cliente satisfeito sabe que poderá fornecer seus dados sem susto e o lojista tem a certeza de que a transação será feita com o cuidado necessário. Portanto, busque indicações e auxílio profissional para implementar seu sistema de NF-e.

Conte com planos especiais de fidelização

Todo mundo gosta de ser bem tratado. E gerar experiências positivas para o seu público é um dos trunfos mais importantes para transformá-los em clientes fiéis. Portanto, invista em programas para compradores assíduos e indicações especiais para quem assinar para receber seu e-mail marketing ou apenas responder uma pesquisa em seu blog, por exemplo.

Outra coisa simples que funciona é o velho cartão de parabéns: que tal dar um presente para o aniversariante no seu mês especial? Pode ser um brinde ou um desconto. Garantimos que ele vai, no mínimo, sentir-se tentado a dar uma olhadinha no que você tem a oferecer.

Ofereça suporte para o consumidor

Como você lida com o cliente que tem alguma questão a resolver? O ideal é investir em um suporte de qualidade para quem, eventualmente, tenha alguma dúvida. Às vezes reclamações que reverberam negativamente poderiam ter soluções simples e amigáveis, aplicando-se a transparência e o bom senso. Evite dizer coisas que não podem ser feitas simplesmente para evitar o estresse do consumidor. Prometeu, cumpra.

E aí? Já está fidelizando os clientes? Comente.