Consulta de uma NF-e na Internet: Tire suas dúvidas!

nfc-e

postado por: , em 01/05/2015

Além da economia, a Nota Fiscal Eletrônica traz uma série de vantagens e entre elas está a facilidade de poder consultar e lidar com suas NF-e em ambiente virtual, pela internet.
Para você poder aproveitar mais dessa vantagem, hoje iremos abordar sobre a consulta de NF-e na internet.

Como é realizada a consulta de uma NF-e na Internet?

Para realizar uma consulta do status de uma NF-e (isso é, se ela está autorizada, cancelada, etc) basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado de localização da empresa emitente ou o Portal Nacional da NF-e (www.nfe.fazenda.gov.br).
É possível consultar apenas uma NF-e por vez através desses portais, devido ao fato de que , cada NF-e possui a sua respectiva Assinatura Digital e Autorização de Uso.
Caso a NF-e não seja encontrada no Portal Nacional da NF-e, não é condição suficiente para refutar a validade do documento, desde que conste como autorizada no site da SEFAZ autorizadora. Essa situação pode ocorrer devido a problemas de sincronismo entre as bases de dados do Ambiente Nacional e a sefaz de origem do emitente.
Na consulta na internet, não é possível imprimir a imagem ou representação gráfica do DANFE. O usuário conseguirá, no entanto visualizar as suas informações.
Para realizar a consulta da NF-e, o usuário deve digitar a Chave de Acesso dessa NF-e (o número de 44 dígitos presentes no DANFE – Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica).

Por quanto tempo a NF-e poderá ser consultada?

A consulta aos dados da NF-e poderá ser promovida dentro do prazo de 180 (cento e oitenta) dias, contados da recepção do documento digital pela Secretaria da Fazenda Estadual. A consulta da validade, existência e autorização de uma NF-e é obrigatória por parte do destinatário da mercadoria, a fim de verificar a idoneidade do documento digital, mesmo que o destinatário não necessita imprimir qualquer documento para comprovar a realização da consulta de validade da NF-e.
Após este prazo, a consulta retornará com informações parciais que identificarão a NF-e (número, data de emissão, CNPJ do emitente e destinatário, valor do documento e sua situação), ficando disponível pelo prazo decadencial aplicável à guarda de documentos fiscais.
Você ainda possui dúvidas sobre a consulta de Nota Fiscal Eletrônica pela Internet? É só entrar em contato com a gente através dos comentários e iremos auxiliá-lo!