Como fidelizar o cliente de sua loja online

MEI

postado por: , em 26/11/2015

 

Qualquer negócio se beneficia da fidelização de clientes, e isso não é diferente para lojas online. Mas como fidelizar um cliente em um ambiente totalmente virtual? Confira algumas dicas aqui para conseguir cumprir com essa tarefa!

Entenda o público que compra em lojas online

Em primeiro lugar, é preciso entender que o público que compre em e-commerce possui um perfil específico e você tem que conhecê-lo!

Esse novo perfil de cliente está acostumado com a agilidade da rede e principalmente na diversidade de oportunidades que o ambiente oferece. Por isso é preciso um grande esforço do empresário para fidelizar, fazendo com que o cliente tenha seus problemas solucionados, fazendo contatos frequentes e oferecendo, por exemplo, uma nova promoção ou produto.

Esse tipo de cliente também quer ter toda a informação necessária via web, sem a necessidade de ter que entrar em contato com algum atendente, por isso coloque em seu site a maior quantidade de informações sobre o produto.

Compreendendo isso, vamos à outras dicas:

Dicas para fidelizar o cliente

Mostre preocupação no pós venda

Após enviar o produto a seu cliente, envie um e-mail perguntando o que ele achou do produto, ou mesmo para perguntar se ele recebeu o produto. Afinal, atrasos acontecem, mas você está mostrando sua preocupação para com o seu cliente.

Agilidade em respostas e Contato Frequente

Quando se atua no comércio digital, para fidelizar o cliente, atendimento ágil e contato constante são fatores primordiais.

Responda aos e-mails de seus clientes em um tempo hábil de, no máximo, 24 horas após recebê-lo.

Quanto ao contato, além do pós venda, algumas outras sugestões são:

  • Tenha um sistema de newsletter para os clientes que desejarem receber novidades ou outros materiais sobre a sua loja online.
  • Renovou o estoque ou está com alguma promoção? Avise ao cliente!
  • Recompense o seu cliente! Envie uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário.

Trabalhe para que seu cliente retorne a loja

Adote estratégias que façam o seu cliente retornar a loja. Além de claro, oferecer promoções, novidades e praticas parecidas, você também pode:

  • Ofereça acessórios, ou derivados dos principais produtos a venda para que seu cliente volte à loja.
  • Crie programas de fidelidade: eles instigam o retorno do cliente a loja.

Política de troca e devolução

Um ponto muito delicado no comércio virtual é a Política de troca e devolução. Ela deve ser planejada e possuir logística para a retirada da mercadoria do cliente, por motivo de defeito ou insatisfação, e envio de uma nova ou retorno do dinheiro. O cliente tem que ver que a loja virtual não se preocupa somente em vender, mas em solucionar os problemas.

Além disso, sua Política de troca e devolução deve estar exposta no site em um lugar de fácil visualização e também acompanhar a mercadoria enviada ao cliente.

Além de todas essas dicas, tenha um sistema que acompanha tudo o que seu cliente fez dentro de sua loja, para você entender melhor o perfil do seu nicho e como melhorar estoque, ofertas, etc.

 

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