Como fazer controle de estoque: Dicas que vão melhorar ainda mais o seu negócio

como fazer controle de estoque

postado por: , em 02/01/2015

Ainda tem dúvidas em como fazer controle de estoque?

Um estoque bem gerenciado é sinônimo de sucesso, afinal, estoque é dinheiro, e para muitas empresas é muito dinheiro e em constante movimentação.
É o bom controle de estoque que vai garantir a disponibilidade do produto em uma venda, apontar quais mercadorias estão em excesso, te dizer qual a hora certa de fazer a renovação de seu estoque, impedir o registro duplicado de um mesmo produto e ainda equilibrar as finanças de uma empresa no que diz respeito à oferta e à demanda de seus produtos. A falta de entendimento em como fazer um controle de estoque corretamente pode ocasionar erros que vão causar perdas de venda, paradas de produção, atrasos, erros de programação, etc.

Então, não importa qual seja o tamanho de sua empresa é preciso entender que ter um estoque bem administrado é fundamental, não só para se evitar perdas e desperdícios, mas também para promover vendas e garantir o sucesso de suas atividades. Saber como fazer controle de estoque de maneira eficiente vai trazer lucros, melhorar o atendimento e torná-lo mais rápido e eficaz, todos elementos que contribuem para a fidelização de seus clientes, que sabendo que podem encontrar tudo o que precisam naquele estabelecimento, além de se tornar fiel ainda leva outras pessoas consigo.
Vamos então apreender algumas dicas básicas e muito necessárias sobre como fazer controle de estoque de uma maneira correta?

Como fazer controle de estoque

Os principais elementos para manter o seu estoque com uma boa rotatividade e quantidade ideal de mercadorias são organização, planejamento e análise crítica do seu inventário.
Para todos esses itens, um software de gestão de estoque vai lhe ajudar, e muito. Oferecendo vários recursos para que o seu controle de estoque seja certeiro, fácil e eficiente, adquirir um software para controle de estoque é um excelente passo inicial. Escolha um software de gestão de estoque que seja adequado para o seu tipo de negócio. Explore as funcionalidades de várias ferramentas e procure informações com empresários que as utilizam para chegar até o software que melhor te atenda. Sistemas informatizados ágeis facilitam controle, gestão e consulta aos estoques.

Organização

Avalie o espaço físico da área de estocagem: escolha o ambiente, que permita as melhores condições de armazenamento, visualização, acesso e controle dos artigos. Um lugar para cada artigo e um artigo em cada lugar. Artigos diferentes, locais diferentes, facilita muito.
Crie descrições padronizadas e elimine as redundantes: é importante que se crie um método de padronização e descrição de itens para evitar registros duplicados e erros de estoque. Dividir os produtos em categorias e criar códigos para cada um deles são formas de manter a organização e eficiência no controle do estoque.
Entrada e saídas de produtos: O correto controle das entradas e saídas de materiais deve se constituir em uma obrigatoriedade a ser cobrada rigidamente, e todas as entradas e saídas devem ser anotadas em um sistema informatizado, como o software de controle de estoque.

Análise

Procure saber todos os detalhes diários e semanais do seu inventário para poder planejar as compras, previsões de venda e o financeiro da sua empresa baseado nas análises dos dados que já possui e do que mais é demandado antes de fazer uma lista de compras.
Os primeiros meses nos quais o negócio está funcionando são os mais importantes para manter um estoque de maneira equilibrada. Para as análises de estoque, todos os números são relevantes, e irão lhe auxiliar não só para o controle de estoque, mas para todo o planejamento do seu negócio. O ideal é que essa análise do seu estoque seja feita com frequência semanal e fechamento mensal. Para isso, faça um levantamento de todos os produtos que estão no estoque, comparando data de recebimento do produto e do tempo que ele está estocado. Com esses dados e com a demanda será possível bolar um processo de recebimento e saída.
Mesmo dando baixa em um produto que foi vendido, conferir o estoque ajuda a prevenir reposições que fujam do planejamento e aumentem o estoque desnecessariamente.

Planejamento

De acordo com as análises feitas, é possível fazer planejamentos para seu estoque.
Você já sabe quais produtos tem maior giro, quais tem menos giro, o tempo que demora para o fornecedor te entregar, então tudo fica mais fácil e você consegue planejar uma forma de ter a quantidade ideal para a demanda ao estabelecer metas baseadas nas suas prioridades. No seu controle de estoque, é preciso nunca faltar produtos e também não deixar sobrar produtos em grandes quantidades.

Nunca espere acabar o produto por completo para pedir mais, afinal, você não quer um cliente saindo de sua empresa insatisfeito pela falta de um produto. Estabeleça um tempo e acrescente a ele possíveis atrasos que podem ocorrer durante a entrega.

Tenha fornecedores de confiança, comprometidos e principalmente que cumpram prazos. Busque estabelecer uma relação de confiança com todos, e na hora de escolher quem serão seus fornecedores, além de preço e qualidade, procure considerar também a credibilidade do seu fornecedor, flexibilidade de entrega e disponibilidade de produtos.
Feito esse planejamento, crie um calendário com datas de compras para cada produto comercializado, levando em conta as vendas sazonais.
Como anda o seu estoque? Tem dúvidas ou dificuldades com o seu controle de estoque? Conte pra gente aqui nos comentários!