Como avaliar se sua PME precisa de um contador

Depositphotos_19925563_s

postado por: , em 07/05/2014

Qualquer empreendedor que está iniciando os negócios em uma empresa já deve ter percebido que o trabalho do contador é essencial na sua abertura e durante toda a operação. Regime tributário, documentos a serem levantados e entregues, valores e registros: é muita coisa para organizar!

O que ocorre é que, para muitos empreendedores, ter a ajuda de um contador gera muitas dúvidas. Ele é sempre indispensável? É necessário contratar um profissional para uma empresa de pequeno ou médio porte? Ou é possível contar apenas com o trabalho pontual de um contador autônomo? É melhor contratar uma empresa de contabilidade?

Entenda o que faz um contador e tenha a resposta para as perguntas acima.

Quais as funções essenciais da contabilidade para a empresa?

Veja a seguir como o contador pode atuar.

Organização diária

Há serviços de contabilidade que são, digamos, opcionais para a empresa. Eles vão garantir um trabalho mais organizado no plano contábil, tributário, trabalhista e até mesmo no desempenho do negócio. Existem, porém, trabalhos feitos por um contador que são essenciais, até mesmo obrigatórios, para todos os tipos e portes de empresa.

Contratos e licenças

O contador auxiliará o empreendedor desde o começo do negócio, na abertura da empresa. É ele quem organiza a parte contábil e auxilia na estruturação do contrato social. O contador também vai ajudar decidir qual é o melhor formato jurídico para a empresa, assim como dará a orientação para a obtenção de eventuais licenças de funcionamento e autorizações.

Recolhimento de impostos

Outro trabalho fundamental do contador é organizar o recolhimento de impostos e tributos. Para isso ele também elaborará os balanços mensais e anuais das contas da empresa. Ele também assegurará que a companhia trabalhe dentro das leis nas questões fiscais e trabalhistas, dando orientações para o empreendedor.

Quais as contribuições extras da contabilidade?

O que vimos acima são os trabalhos essenciais de um contador, mas sua participação na empresa pode ir muito além do que é obrigatório por lei, podendo fazer parte inclusive da inteligência da gestão. Nesta atuação do contador, ele será o responsável por uma visão mais ampla de questões que envolvem as Finanças, a Contabilidade, Recursos Humanos e outros.

Ele também ficará atento nas mudanças legislativas do Brasil, orientando o gestor a trabalhar de forma proativa com benefícios ou dificuldades que essas alterações possam gerar para a empresa.  Um contador com essas características será fundamental na criação de um planejamento tributário de longo prazo e na gestão de riscos trabalhistas, financeiros e tributários.

Outra função muito importante é a elaboração dos controles financeiros como o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados e os orçamentos.

Qual a melhor opção: empresa de contabilidade ou contador?

A questão real não é se o trabalho de um contador é necessário para sua empresa. Ele é, sempre. A questão mais adequada é o tipo e o volume do trabalho que você necessita pois é esta informação que lhe ajudará a definir se vale a pena contratar um contador fixo para sua empresa ou apenas os serviços pontuais de uma empresa de contabilidade ou mesmo de um contador autônomo.

Quanto mais complexas forem as operações dos seus negócios, mais você poderá se beneficiar da contratação de um contador fixo. Isto porque ele poderá encontrar arranjos legais diferentes, que poderão gerar um recolhimento de tributos mais vantajoso para a empresa. Da mesma maneira, quanto maior e mais complexa a empresa, mais ela se beneficiará de um controle financeiro mais eficiente e de um planejamento de longo prazo.

A medida para decidir se vale a pena ou não contratar um contador fixo para sua empresa é se os benefícios da sua contratação excederão os custos dela. Caso a resposta seja negativa, você necessitará apenas dos serviços essenciais de um contador, que podem ser obtidos pela contratação pontual de uma empresa de contabilidade ou de um contador autônomo.

Já sabe a resposta para o seu caso? Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente! icon smile Como avaliar se sua PME precisa de um contador