Aprenda mais sobre metas comerciais

metas comerciais

postado por: , em 06/03/2017

Os bons resultados comerciais passam antes pelo estabelecimento de metas, afinal, determinar objetivos é requisito básico para motivar e, principalmente, direcionar a equipe. Uma gestão que tem metas claramente definidas possui maiores chances de potencializar os lucros e se destacar no mercado. Em outras palavras, a empresa que sabe onde quer chegar, tem mais foco e vai mais longe.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para definir e gerenciar metas comerciais, a fim de garantir o melhor desempenho do seu time. Confira!

Estabeleça metas possíveis

As metas comerciais precisam ser factíveis, ou seja, os objetivos devem ser alcançáveis e os prazos devem ser realistas. Ter grandes projetos é importante, no entanto, é necessário dar um passo de cada vez para evitar frustrações.

Sendo assim, procure estabelecer as metas da empresa com coerência e bom senso. Leve em consideração a performance comercial nos últimos meses, avalie as condições do mercado, analise a capacidade produtiva do negócio e considere o tamanho da equipe. Os objetivos devem ser proporcionais a esses aspectos.

Valorize a equipe

O time motivado é sinônimo de bons resultados, por isso, valorize e incentive a equipe. Nesse sentido, é importante oferecer salários compatíveis com o mercado, bonificações por produtividade acima da média, comissões sobre as vendas, além de benefícios complementares. Um ambiente de trabalho bonito e agradável também pode ajudar bastante.

Outra boa forma de fazer com que a equipe se sinta valorizada e disposta a alcançar as metas, é investir em educação corporativa, oferecer cursos, promover palestras e workshops. Essa estratégia é excelente tanto para o colaborador quanto para a empresa, já que o investimento é revertido em resultados palpáveis para o negócio.

Use a comunicação a seu favor

Busque se comunicar de forma clara e eficiente com a equipe. Através do diálogo é possível diagnosticar o que está dando certo e errado na gestão. Além disso, a boa comunicação mantém a equipe integrada entre si e alinhada com os propósitos da empresa.

Vale destacar que em qualquer ambiente corporativo, a comunicação empática é fundamental, isto é, as pessoas precisam falar, ouvir, serem respeitadas e compreendidas. Para obter sucesso na área de vendas não é diferente! Portanto esteja aberto para ouvir sugestões, ideias, reclamações e críticas. Saiba receber feedbacks, independentemente deles serem negativos ou positivos.

Controle os resultados

Ter uma equipe capacitada não garante que as metas serão atingidas, portanto, acompanhe os resultados de perto. O gestor precisa dar suporte aos vendedores e se engajar nos processos comerciais. A equipe necessita de autonomia e segurança para  trabalhar, mas o líder deve ser a referência do grupo.

Se necessário for, use ferramentas como planilhas, relatórios, listas de atribuições, quadro de metas e aplicativos gerenciais para ajudar a controlar os resultados. Mas lembre-se: não se abstenha de participar ativamente, acompanhando as metas e estimulando os profissionais a cada nova conquista. A presença do gestor faz toda diferença nas atividades comerciais!

No mais, para alcançar metas e otimizar a performance da equipe, é necessário aliar às dicas mencionadas acima, foco, disciplina e paciência, afinal, os bons resultados são conquistados gradualmente.

E você, como costuma lidar com as metas comerciais da sua empresa? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários.