Aprenda a abrir uma empresa

como abrir uma empresa

postado por: , em 12/12/2016

Você tem uma ideia de negócio e quer colocar em prática? Abrir uma empresa pode ser um processo demorado e que exigirá paciência por parte do empreendedor. Apesar de parecer assustador, abrir uma empresa não é. Para ajuda-lo, oferecemos um passo a passo para auxiliar na hora da abertura de uma empresa!

Definir a natureza comercial e jurídica

O primeiro passo para abrir uma empresa é definir sua natureza.

Quando falamos sobre natureza comercial, queremos dizer se a sua empresa é um comércio, indústria ou uma prestadora de serviços. Já no âmbito jurídico, definir a natureza quer dizer se é uma Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Cooperativa, Associação, Microempreendedor individual, etc.

Consultas: de imóvel, nome da empresa e sócios

Com as naturezas da sua empresa definidas, obviamente, o próximo passo é definir o nome da empresa, se ela terá sócios e quem serão, e o lugar onde será a sua empresa.

Em relação ao nome de sua nova empresa, devido ao fato de que por lei não pode haver empresas de mesmo nome atuando numa determinada região, você deve se dirigir a Junta Comercial para solicitar a verificação do nome escolhido. Já vá com pelo menos 3 opções de nome diferente para facilitar caso o nome primeiramente desejado não esteja disponível.

Já para os sócios, a consulta que deve ser feita é junto a Receita Federal, Estadual e Municipal e a Junta Comercial, para evitar surpresas futuras.

Quando decidir o imóvel onde deseja atuar, é importante que você consulte junto à prefeitura de sua cidade se o imóvel pretendido pode ser utilizado para os fins desejados. Para isso, solicite ao proprietário do imóvel ou a imobiliária, cópia do Habite-se e do carnê do IPTU.

Registro do Contrato Social

Depois de concluir os passos anteriores, chega a hora de fazer o Contrato Social e registrá-lo na Junta Comercial.

CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal

Com o Contrato Social devidamente registrado, você deve tirar o CNPJ da sua empresa, que é obtido na Receita Federal.

Algumas empresas são isentas da Inscrição Estadual. Para obter sua Inscrição Estadual (IE) ou saber se sua empresa é isenta vá até a Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado.

A Inscrição Municipal é obrigatória a toda empresa. Ela deve ser feita na Secretaria da Fazenda do município onde a empresa irá atuar.

Registro no INSS e Alvará de Funcionamento

O registro no INSS é obrigatório e pode ser realizado no Posto da Previdência Social. O Alvará de Funcionamento também é obrigatório e pode ser obtido na Prefeitura da sua cidade, mediante uma inscrição.

Autorização para impressão de documentos fiscais

Agora você já está formalizado e já pode requisitar autorização para Impressão de Documentos Fiscais. Essa autorização é concedida na Receita Estadual e é ela que vai permitir que você possa confeccionar Notas Fiscais.

Cadastro em outros órgãos

Verifique se é necessário se cadastrar em outros órgãos, como por exemplo, a vigilância sanitária, Caixa Econômica Federal, etc.


Esses são os passos básicos iniciais para a abertura e legalização de uma empresa. Caso possua alguma dúvida, entre em contato através dos comentários, e se deseja saber mais, continue seguindo nosso blog.

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