Amigo oculto da empresa: Como se portar?

natal2

postado por: , em 20/12/2015

As confraternizações de fim de ano já começaram, e entre elas, o amigo oculto! Em dúvidas sobre como se portar no amigo oculto da sua empresa? Confira aqui algumas dicas!

O amigo secreto é uma tradição natalina que também é realizada nas empresas, com o objetivo de integrar os profissionais, e é uma das maneiras mais conhecidas de juntar o pessoal para confraternizar.
Essa brincadeira porém, pode ter um efeito negativo, caso não sejam tomados alguns cuidados especiais. Vamos, então, às dicas sobre o que fazer e o que não fazer em amigos secretos com colegas de trabalho.

Dicas para o amigo oculto de empresas

Não deixe de participar

Se sua empresa promoveu a brincadeira, participe. Não banque o mal humorado, que não gosta porque acha chato ter que comprar presentes para quem nem conhece direito. É uma brincadeira que não vai fazer mal nenhum a você!

Mantenha-se firme com quem você tirou

Nunca troque de amigo secreto com outra pessoa, isso é péssimo para o ambiente da empresa. Já pensou se um dia o seu primeiro amigo secreto descobre que você tirou ele e que preferiu trocar?
Além disso, não conte pra ninguém com quem você saiu, não estrague a brincadeira!

Que presente comprar?

Para não errar na escolha do presente, procure descobrir o perfil da pessoa sorteada. Alguém poderá dar detalhes dos seus gostos pessoais como hobbies, time do coração ou música favorita que poderão ajudar muito nas suas compras. Se não houver uma lista de presentes e se as dicas são insuficientes para escolher, será preciso perguntar para outras pessoas para descobrir os gostos do amigo secreto. Isso também é uma boa oportunidade para estreitar a nova amizade.

Um bom conselho é evitar comprar um presente pensando em você e seus gostos pessoais. Nem sempre o que você gosta é o melhor presente para a outra pessoa.

Fique longe também dos vale presentes, pois isso mostra que a pessoa não se preocupou em escolher um presente com mais carinho.

Valor do presente

O valor é determinado para facilitar a escolha e evitar diferenças nos presentes. É melhor seguir o que já foi estipulado para ninguém se sentir constrangido. Essa dica serve principalmente caso seu amigo oculto seja o seu chefe!

Na hora de falar do amigo secreto

Em todas as situações fique atento para não abusar do momento. Não se exalte em elogios e atos se seu amigo secreto for o seu chefe, por exemplo. A dica vale também caso o seu amigo oculto seja alguém que você não se dê muito bem na empresa. Seja cordial, educado e profissional.

E lembre-se, a melhor forma de gerir o seu negócio é contando com o apoio de um sistema de gestão! Clique aqui para experimentar por 15 dias gratuitamente o sistema de gestão da Tagplus!