Adesão da NFC-e no Espírito Santo

NFC-e para o estado do Espírito Santo

postado por: , em 02/02/2016

Caros Capixabas! Essa é uma ótima novidade! O estado do Espírito Santo acabou de entrar no programa de emissão da NFC-e, veja a seguir:

Sobre a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Em suma, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica é um documento que substitui as notas fiscais de papel, emitidas em vendas ao consumidor final.

É um documento eletrônico do Projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), do qual fazem parte também a NF-e, o CT-e, Escrita Fiscal Digital e a Escrita Contábil Digital.

Mesmo que tenha sido um projeto de âmbito nacional, não obteve adesão imediata de todos os estados da federação. Mas, a cada dia o sistema ganha mais adeptos.

O Espírito Santo era um desses estados, mas a partir de 29/01/2016 passou a se enquadrar ao programa.

Da adesão

O governador do estado, Paulo Hartlung, deu início ao programa de implementação da NFC-e já no início do ano de 2016.

Esse projeto conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Logistas e da Secretaria da Fazenda do Estado.

Da obrigatoriedade

Conforme já divulgado no blog anteriormente, a NFC-e possui um calendário de obrigatoriedade (caso queira acessar essa postagem, clique aqui). Contudo, essa imposição ainda não existe para o estado, o prazo para adaptação deverá ser generoso.

Das vantagens do programa

O sistema possui melhor controle, agilidade e rapidez por estar disponível online, dificultando assim perda do documento e permitindo fácil acesso a qualquer momento.

A NFC-e também traz economia para quem emite, começando por dispensar a obrigatoriedade de possuir impressoras fiscais específicas.

O que é preciso para se adequar?

Para a emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica deve-se contar com três requisitos são básicos:

  • credenciar-se junto à Sefaz;
  • adquirir um certificado digital no padrão ICP-Brasil contendo o CNPJ da empresa;
  • desenvolver ou adquirir um software emissor deste tipo de nota fiscal.

  • Passe a trabalhar com a NFC-e de forma fácil e integrada com um sistema competente para organizar o seu negócio. Conte com a TagPlus! Clique aqui e teste grátis por 15 dias!