A sustentabilidade e sua empresa

a sustentabilidade e sua empresa

postado por: , em 30/01/2017

Seu comércio pode crescer e se destacar dentre tantos outros, mas de nada adianta se não promover atos que possam servir de exemplo para todos.

Uma empresa hoje é vista também pela forma com que ela age com a natureza.

Para isso, se faz necessário que este promova a sustentabilidade, além de incentivar o ato a todos os participantes de seu ciclo. Veja a seguir algumas dicas e informações sobre o tema:

O que é sustentabilidade?

A palavra tem como significados: preservar e cuidar. Com isso em mente trazemos à essa realidade os conceitos energéticos e ambientais; assim, essa pode ser entendida como sendo as práticas destinadas a preservação do meio ambiente.

Em suma, o termo consiste em possuir a característica de ser sustentável, ou seja, é quando existe a possibilidade de se beneficiar dos atributos de algo e mesmo assim mantê-lo.

A empresa e a sustentabilidade

Munidos dessas informações e utilizando técnicas que buscam em conjunto o respeito pelo meio ambiente e também o progresso do seu negócio, atingiremos a meta proposta.

Isso porque, de nada adiantaria apenas conservar as questões ambientais se a outra parte fosse levada à falência. É preciso unir ambos os requisitos através de medidas éticas que conservam a natureza, auxiliam a sociedade, com foco no desenvolvimento econômico.

Dessa forma, trouxemos nesse post, algumas dicas de como implantar a sustentabilidade em sua entidade.

Principais técnicas de sustentabilidade

Para facilitar o entendimento e permitir que sejam colocados em prática o que tratamos aqui, vamos trazer as principais técnicas de sustentabilidade que podem ser aplicadas em seu comércio

  • Reaproveitamento: incentive os métodos onde as matérias possam ser reaproveitadas. Preze pela economia de papel e, pela fabricação de rascunhos com aqueles que forem inutilizados. Crie sistemas de reaproveitamento e tratamento de água, com foco na utilização pela própria entidade. Faça um protocolo de retirada de material para que haja um controle ao direcionamento dos recursos.
  • Utilize energias alternativas: aplique também técnicas de reciclagem de lixo sólido. As energias alternativas podem ser uma opção incrível para o desenvolvimento de sua loja, reduzindo os custos de sua instituição.
  • Economize a energia elétrica: incentive a redução de custos; contrate profissionais para palestrar sobre os benefícios trazidos pela economia de energia. Ações como: desligar o monitor, apagar a luz de um ambiente vazio, instalar um temporizador nos banheiros, são ótimas ferramentas de controle nesse sentido.
  • Promova a ideia: crie aos poucos novas regras desse sistema e incentive o uso com o cumprimento de metas. Informe os empregados dessa nova realidade e procure conscientizar para que a prática também se estenda à suas casas.

Lembre-se que ter um bom planejamento é fundamental para conseguir implementar as técnicas corretas. Uma boa ideia é entrar em contato com um profissional ambiental para um melhor auxílio e colaboração nesse sentido.

Benefícios de ser sustentável

Além de trazer vantagens para o meio ambiente; também melhora a imagem da sua empresa; consumidores em geral têm uma melhor visão da entidade caso essa trabalhe de forma sustentável.

Nesse sentido, também vale citar os empregados e colaboradores que passam a se sentir mais motivados ao trabalho sabendo que fazem parte dessa ação. Fato que maximiza o desempenho e rendimentos da instituição.

Além disso, com a implantação dessas rotinas, é ainda possível reduzir consideravelmente os custos, principalmente na adoção de práticas como reciclagem e reaproveitamento.

Viu quantas vantagens? Não fique de fora dessa, traga seu negócio ao grupo de instituições sustentáveis! A TagPlus apoia essa iniciativa e se declara como empresa que respeita o meio ambiente!

Gostou da nossa postagem? Ficou com alguma dúvida? Comente a seguir!

E confie sempre no TagPlus, o melhor e maior sistema de Gestão Comercial. Clique aqui e teste grátis por 15 dias.