A NF-e e o horário de verão

NFe e o horário de verão

postado por: , em 22/02/2016

Você sabia que o começo e o fim do horário de verão podem afetar seu sistema para emissão da Nota Fiscal Eletrônica? Fique por dentro:

O horário de verão

A prática do horário de verão consiste em adiantar os relógios uma hora durante os meses do verão, com o objetivo de fazer com que a luz do dia perdure também durante o início da noite, enquanto isso perde-se o horário normal do nascer do sol.

Tradicionalmente, a população de regiões que adotam a medida, avança uma hora próximo ao início da primavera e retornam para o padrão no outono.

Os impactos provocados por tal medida, entretanto, não se limitam apenas à economia de energia.

Repercussão em relação a NF-e

Com o fim do horário de verão muitos empresários deverão estar atentos à fatores de rejeição nos sistemas emissores.

O atraso no relógio deve ser realizado por todos os estados participantes. A medida também atinge as Secretarias da Fazenda de cada região.

Isso pode ser um problema, pois uma NF-e que foi enviada às 23h59h59 no dia da mudanças, pode ser recebida por um webservice que já está com horário marcando 23h00. Isso resulta na rejeição de campo de Data e Hora da emissão, pois ultrapassa a tolerância padrão.

O problema não para por aí e também pode afetar demais empresas que não tenham ajustado seus relógios.

Outras consequências

A falha também poderá atingir: eventos como o de cancelamento e carta de correção eletrônica.

Solucionando o problema

Para solucionar este tipo de problema você deverá ajustar seus relógios (manter compatível com o horário dos webservices) e realizar o ajuste da tag xml: DhEmi.

O procedimento evita os seguintes tipos de rejeições:

  • Rejeição (578): A data do evento não pode ser maior que a data do processamento e;
  • Rejeição (704): NFC-e com Data-Hora de emissão atrasada.

  • Passe a trabalhar com a Nota Fiscal Eletrônica de forma fácil e integrada com um sistema competente para organizar o seu varejo. A TagPlus ajuda no gerenciamento e adequa o estabelecimento à legislação em vigência . Clique aqui e teste o sistema.