A gestão de pessoas e sua empresa

gestão de pessoas e sua empresa

postado por: , em 12/12/2016

A Gestão de Pessoas, ou administração de recursos humanos, se caracteriza como uma associação de habilidades e métodos, técnicas, políticas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Seu objetivo é desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

Ela ocorre pela capacitação, participação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e não deve ser confundida com o setor de Recursos Humanos, que é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

Como é uma área que requer capacidade de liderança, a Gestão de Pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores de uma empresa.

Porque a Gestão de Pessoas é importante?

O fator humano tomou lugar do capital como principal recurso das empresas, que entenderam que o talento da mão de obra qualificada é um fator essencial para a obtenção de sucesso e competitividade. Identificar, desenvolver e manter talentos torna-se prioridade para as organizações que buscam a sustentabilidade.

Os maiores desafios da Gestão de Pessoas

Identificar talentos

Identificar talentos é o primeiro desafio dos lideres, e dele vai depender o sucesso futuro da empresa. Para tal, é necessário ter um planejamento estratégico.

Desenvolver talentos

É necessário criar condições para que o profissional aprenda e desenvolva novas competências. O desenvolvimento tecnológico, a infraestrutura e a sede de consumo, geram grandes oportunidades para novos talentos.

Reter Talentos

Talvez o mais complexo desafio da Gestão de Pessoas seja reter os talentos na organização. Um profissional de talento está sempre em busca de novos desafios, e a gestão de pessoas deve permitir o estabelecimento de metas desafiadoras (mas ao mesmo tempo objetivas, claras e factíveis), e também oferecer oportunidades concretas de ascensão profissional.

As empresas mais desejadas pelos profissionais são as que fazem um processo de gestão de pessoas planejado. Para reter talentos é fundamental implantar modelo de gestão que os façam estar sempre próximos da empresa.

Identificar e adequar

Diferentes gerações, diferentes necessidades. A gestão de pessoas deve identificar as necessidades da geração e ofertar algo adequado.

Enquanto as pessoas antigas estão acostumadas com hierarquias mais verticalizadas, a Geração Y (nascidos na década de 80) presam mais pela liberdade, autonomia, respeito e reconhecimento, até mais que a remuneração.

Hoje, com a presença maciça dos jovens no mercado de trabalho, ambientes e benefícios diferenciados têm sido uma expectativa e uma exigência da nova geração.


Trabalhe de forma correta através da gestão de pessoas em seu negócio. Confie em um software de gestão comercial para facilitar seu trabalho. Clique aqui e faça o download no TagPlus, grátis por 15 dias.