5 vantagens em ter uma loja virtual

S

postado por: , em 23/09/2014

O número de brasileiros com acesso à internet tem crescido ano a ano. Além disso, também está em alta o comércio eletrônico, que, ao que tudo indica, chegou para ficar. Para te ajudar a acompanhar as novas tendências, destacamos neste post cinco vantagens em se ter uma loja virtual. Confira!

Disponibilidade

Quando estamos falando de vendas, a mais fundamental de todas as regras é estar disponível e preparado no momento em que surge a demanda. Isto é, estar no lugar certo na hora certa. Com a popularização da rede mundial de computadores, as barreiras temporais e espaciais foram rompidas, estabelecendo-se um novo paradigma. Imagine que um consumidor, no conforto de seu lar, perde o sono às três horas da manhã e decide, então, comprar uma cafeteira. A loja virtual estará disponível para fechar a venda! Este é o alcance da internet: 24 horas por dia e em qualquer lugar do mundo.

Estoque funcional

A loja virtual permite, em um primeiro momento, que a empresa mantenha um estoque por demanda junto aos fornecedores, cortando custos com armazenamento e manipulação de mercadoria, bem como racionalizando seu fluxo de caixa. É sempre bom lembrar que há uma diferença entre a experiência sensorial e a experiência virtual na hora do consumo. O cliente quando vai até uma loja física deseja ver, tocar, sentir, experimentar o produto, o que não ocorre em uma loja virtual.

Investimento inicial baixo

O investimento inicial necessário para a criação de uma loja virtual é, de fato, um ponto estratégico, especialmente para os pequenos e microempresários, que normalmente possuem baixo capital disponível para investir. Isso não significa dizer que o custo inicial seja inexistente, uma vez que alguns investimentos de primeira necessidade são essenciais, sobretudo com uma plataforma de e-commerce, um sistema de gestão integrado e divulgação profissional. No entanto, sem sombra de dúvida, o investimento é mais baixo do que o de uma loja física.

Redução de custos operacionais

Mesmo depois do investimento inicial, a loja virtual continua a ter um custo de manutenção baixo, quando comparado com uma loja física. Apenas o aluguel do espaço físico e o salário e comissão dos vendedores já representam um passivo maior do que a soma de todos os custos necessários para a manutenção de um ambiente virtual atrativo, elegante e funcional.

Comodidade para o cliente

Sabemos que a rotina das pessoas em geral nos dias de hoje é atribulada e marcada por compromissos. Nem sempre o consumidor tem o tempo que gostaria para se dedicar às compras. Uma alternativa cada dia mais buscada é justamente a compra pela internet. Uma pesquisa por preços ou até mesmo a finalização de uma compra, podem ser realizadas no intervalo do almoço ou durante a noite de forma prática e cômoda.

A loja virtual é uma alternativa que não pode ser ignorada, tanto para quem já tem uma loja física, como para quem está pensando em empreender. Todas as vantagens oferecidas pelo investimento somadas ao baixo risco do empreendimento, fizeram com o que e-commerce tenha se tornado uma nova trincheira para a velha batalha por uma fatia do mercado.

Você já tem uma loja virtual e quer compartilhar a sua experiência com a gente ou tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe o seu comentário!