4 motivos para adotar um ERP Cloud na sua empresa

Cloud Services

postado por: , em 25/03/2014

Você já ouviu falar em ERP Cloud? É um sistema ERP instalado em nuvem, sem necessidade de sua empresa comprar e manter o hardware internamente. O software também é instalado remotamente e pode ser acessado de qualquer lugar.

Esse tipo de tecnologia é bastante útil às empresas, trazendo diversas ventagens com sua implantação. Quer conhecê-las? Confira abaixo 4 motivos para adotar um ERP Cloud na sua empresa.

1. Investimento menor

O investimento inicial em um ERP Cloud é muito inferior ao da instalação de um sistema ERP tradicional, no qual você terá que dispender bastante dinheiro para a criação de uma estrutura para a instalação do software. Para um ERP típico é necessário comprar servidores, configurá-los, instalar o software e manter uma equipe interna que atue na manutenção e suporte técnico.

Isso tudo, especialmente no começo, representa um investimento bastante pesado para sua empresa. Por outro lado, no ERP Cloud, o fato da empresa fornecedora fazer os mesmos serviços em larga escala torna o valor muito inferior. Como investimento inicial, fica muito mais em conta, especialmente para pequenas e médias empresas, que teriam custos proporcionalmente muito altos se mantivessem uma estrutura interna.

2. Estrutura de TI

Os benefícios de ter uma estrutura de TI externa vão além do preço reduzido. Uma empresa que forneça uma solução em ERP Cloud é especializada nisso, por isso conseguirá resolver problemas muito mais rapidamente do que se você tivesse uma equipe interna de TI. O suporte técnico é mais ágil e mais eficiente.

Da mesma forma, o hardware pode ser tecnologicamente muito superior ao que você poderia investir no caso de ter uma pequena ou média empresa, por exemplo. Refrigeração, pessoal de TI, sistemas de backup e até mesmo o espaço físico necessário para alocar um servido: você não precisa se preocupar com nada disso quando ter um ERP Cloud.

3. Acesse as funções de qualquer lugar

A mobilidade é um fator essencial para qualquer sistema de ERP Cloud. Você pode, em geral, acessar as funções do software a partir de qualquer dispositivo móvel, ou seja, de qualquer lugar do mundo que possua uma conexão com internet. Através do seu notebook pessoal, smartphone ou tablet você poderá ter acesso aos dados, gráficos e relatórios fornecidos pelo sistema.

Não é necessário destacar como, em plena Era da Informação, é importante você ter acesso aos dados sobre a sua empresa de qualquer lugar. Os ganhos que você terá em uma viagem de negócios ou reunião com um cliente são imensos.

4. Cresça de acordo com a necessidade

Outra vantagem muito importante de um ERP Cloud para sua empresa é a sua flexibilidade. Caso suas necessidades iniciais sejam bem restritas, você pode contratar apenas algumas poucas funções e uma pequena capacidade de processamento e armazenamento dos servidores. De acordo com suas demandas, você pode ir aumentando as funcionalidades e necessidades de hardware.

Isso é extremamente positivo, porque você pode escalar lenta e facilmente suas necessidades, diferentemente do que aconteceria se tivesse o sistema ERP instalado diretamente na sua empresa. Nesse caso, seu investimento inicial em hardware e software teria que prever um possível aumento futuro ou você restringiria seu crescimento.

Ao comprar, por exemplo, servidores com capacidade superior à sua necessidade de processamento e armazenamento, você deixa uma capacidade ociosa que poderá ou não ser usada no futuro. Isso não acontece com o ERP Cloud, que pode ter sua capacidade aumentada aos poucos, de acordo com as demandas que surgirem para sua empresa.

Por essas razões, o ERP Cloud é uma solução mais eficiente e mais barata, especialmente para negócios de pequeno e médio porte. Estas empresas possuem menos recursos e menos necessidades, por isso é interessante ter um investimento inicial menor e a possibilidade de escalar, progressivamente, a partir de suas demandas. Por fim, a possibilidade de acessar o sistema de qualquer lugar torna ele ainda mais atrativo para empresas de qualquer porte.

E você, já pensou em ter um ERP Cloud? A gente pode dar uma mãozinha! icon smile 4 motivos para adotar um ERP Cloud na sua empresa